Como estudar bem para um exame e obter boas notas?

Uma das chaves para passar em qualquer exame com notas altas é aprender a estudar. Ou seja, em muitos casos, precisamos “aprender a aprender”, reforçando as técnicas e estratégias de estudo mais apropriadas para passar em todos os exames sem fazer nenhum esforço. Compartilhamos com você algumas dessas técnicas e dicas para aproveitar ao máximo suas horas de estudo, combinando a eficácia e a satisfação de alcançar os objetivos .

Como estudar para um exame de forma eficaz: com tempo e planejamento

O aspecto mais importante que você deve ter em mente é o tempo que você tem até a data do seu exame. A maneira aparentemente mais fácil e a que mais pessoas estudam é começar horas esporádicas de estudo em momentos “livres”, quase sempre optando pelos tópicos que são mais fáceis ou mais atraentes para nós. Este é um erro comum que quase nunca dá resultados. 

À medida que a data do exame se aproxima , há um número de disciplinas que ainda não foram estudadas, há menos tempo e as horas de estudo são “compactadas”, adicionando um componente de estresse que prejudica nossa eficácia.

Aqueles que se dedicam profissionalmente a ensinar a estudar , afirmam que, assim que souber a data do seu exame, poderá calcular quantas semanas, dias e horas poderá dedicar ao estudo. Dependendo desse período, você deve planejar quanto tempo diário dedicar a cada tópico . Distribua todos os tópicos do programa durante todo o tempo disponível. 

Embora você possa estudar de maneira linear, começando com o primeiro tópico e terminando com o último, para estudar bem, recomendamos que você alterne os tópicos mais atraentes ou curtos pelos mais densos ou extensos. A chave é refletir em seu planejamento as horas de trabalho e os intervalos e respeitar os dois períodos.

Muitas sessões curtas, em vez de uma “farra”

Outra chave para aprender a estudar bem um exame é definir objetivos pequenos de curto prazo. Comece a sessão diária com um tópico que você considere leve ou atraente. Estenda a sessão de estudo por no máximo duas horas e faça uma pequena pausa de cinco minutos para realizar qualquer atividade que achar relaxante. 

Não estenda o intervalo e continue com o estudo em outra sessão de duas horas no máximo, mas desta vez com um tema diferente e, se possível, algo mais difícil. Repita o processo até que o cronograma de estudo desse dia seja concluído, alternando tópicos “fáceis” e mais complexos. Você pode encadear sessões de uma hora, se achar mais confortável.

No final de cada breve sessão temática, descreva o que você estudou e salve, mas não o memorize. Antes de retomar o estudo do mesmo assunto em outro momento, reveja esse esquema e continue estudando o assunto onde você o deixou. Expanda o esquema no final da nova sessão. 

Repita essa dinâmica com todos os temas ou conteúdos do programa ao longo do seu horário de estudo diário. No momento da última revisão, não vá para a maior parte do material, mas para esses esquemas que você completou enquanto estudava as diferentes disciplinas. Na véspera do exame, de fato, você não deve fingir memorizar nada. Basta revisar esses esquemas levemente.

Muitos desses princípios sobre como estudar para um exame se aplicam a projetos de treinamento on-line. Os objetivos de curto prazo, o planejamento, a revisão de cada assunto estudado antes de continuar com a agenda, o uso de esquemas etc. Se você já se perguntou como estudar on-line  neste tipo de estratégias de estudo é a resposta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *